A Toyota continua apostada em desenvolver a tecnologia de hidrogénio e com a sua subsidiária, Woven Planet Holdings, Inc. ("Woven Planet"), apresentou um protótipo de depósitos portáteis que podem ser substituídos com maior facilidade.

A Toyota diz que o cartucho portátil de hidrogénio, vai permitir “facilitar o transporte diário e o fornecimento de energia de hidrogénio para alimentar uma ampla gama de aplicações da vida diária dentro e fora de casa”

O cartucho compacto agora apresentado pela Toyota e pela Woven Planet, conta com 180 milímetros de diâmetro e 400 milímetros de altura, para um peso máximo de 5 kg, e podem ser removidos e colocados no automóvel pelo próprio condutor, permitindo ao mesmo tempo transportar o hidrogénio com maior facilidade qualquer lugar onde não exista uma infraestrutura de recarga. 

Para além disso, estes cartuxos portáteis podem atender às necessidades de energia em áreas remotas e não eletrificadas e ser despachados rapidamente.

A Toyota revelou ainda que pretende aprimorar o cartucho de hidrogénio, nas futuras demonstrações da Woven City, a cidade do futuro da marca nipónica, tornando-o cada vez mais fácil de utilizar e melhorando a sua densidade de energia.

As duas empresas estão a estudar vários caminhos viáveis ​​para a neutralidade carbónica e consideram o hidrogénio uma solução bastante promissora.

Atualmente a Toyota já utiliza o hidrogénio para gerar eletricidade em modelos que usam uma célula de combustível (Fuel Cell), como é o caso do Toyota Mirai, onde a corrente elétrica é produzida pelo próprio carro e gerida por uma unidade de comando: o sistema capta o ar poluído da atmosfera para fornecer oxigénio à pilha de combustível.

Quando o oxigénio se encontra com o hidrogénio dos tanques a reação gera corrente elétrica que fornece energia para o carro. No final do processo, um botão no painel de instrumentos, permite ao condutor ativar a descarga de água que é libertada pelo tubo de escape.

Este sistema pode ser ligado à navegação do carro para evitar que a água seja lançada em locais inadequados, caso dos parques de estacionamento, permitindo uma mobilidade sem emissões.

Fonte: https://www.autogear.pt/artigos/toyota-revela-sistema-de-cartuchos-portateis-para-transporte-de-hidrogenio

Obrigatório

Serviço disponível nos dias úteis das 9h às 19h.